Chinese (Simplified)EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
+55 11 3209-3492

Um aplicativo pode ser a saída para a inovação!

Criar um aplicativo para sua empresa pode ser a chave que faltava virar para o sucesso! O grande X da questão é que muitas empresas têm excelentes ideias mas não sabem como reproduzi-las em um produto que possa trazer resultados.

Algumas empresas costumam definir o produto final da sua estratégia de comunicação sem um prévio estudo de caso e, principalmente, de mercado.

E esse é um grande problema, afinal, algumas ideias podem se adaptar melhor em um produto como aplicativo para Smartphone, já outras se encaixam melhor em um site institucional ou uma loja on-line.

No caso de um site institucional, a finalidade principal é fazer a divulgação de um negócio por meio da web. Funciona muito bem quando se tem uma equipe especializada em estratégias de SEO para usar nas páginas.

Quando falamos em uma loja on-line ou e-commerce, a intenção é conquistar mais vendas usando as facilidades que só web pode oferece, tanto para o seu negócio quanto para o cliente.

Agora, se você quer oferecer um produto final que esteja mais próximo do perfil da sua persona, o ideal é pensar em um aplicativo para Smartphone que possa oferecer, além da funcionalidade, mais divulgação do negócio, trazendo assim um resultado financeiro bacana.

Mas, vamos por partes, certo?

O plano de negócios

Antes de qualquer decisão é importantíssimo fazer uma reunião com a sua equipe para definir um Business Plan (plano de negócio).

Esse plano definirá quais os objetivos gerais e secundários do seu negócio além disso, o Business Plan garante que todas as etapas do projeto de uma empresa sejam definidos com antecedência.

Sem ele fica praticamente impossível seguir em frente com uma organização concreta do seu negócio.

No caso de uma ideia tão boa que durante o Business Plan ficou clara a necessidade de criar um app como produto final, é importante saber medir as dificuldades e facilidades.

Para criar um aplicativo é importante que você tenha um desenvolvedor de confiança que possa reproduzir todas as funcionalidades do produto.

É importante também definir um deadline para cada etapa do produto final (programação, design, lógica, caminhos internos etc).

Depois que cada etapa for cumprida dentro do plano de negócio é importante fazer diversos testes para garantir que o usuário não tenha nenhum problema durante a navegação.

Publicar o app

Com todos esses testes concluídos é chegada a hora de definir como serão tratadas as etapas de implementação do aplicativo.

Ou seja, é chegada a hora de publicar e divulgar o app nas lojas de aplicativos como Google Play e Apple Store.

Para publicar um aplicativo no Google Play você precisa ter uma conta de desenvolvedor do Google que te dará a possibilidade de trabalhar com códigos dentro do navegador e postar o app do jeito certo.

Da mesma forma funciona com a Apple Store. Você precisa ter uma conta no IOS Developer Program para incluir aplicativos na loja da Apple. O que você precisa ter em mente é:

  1. A apple não vende um celular, ela vende um conceito;
  2. Por isso, seu app precisa se adequar ao conceito Apple de ser.

Depois que o app já está no ar a sua missão é fazer a divulgação do produto final seja dentro do site institucional, nas redes sociais, propaganda impressa e demais meios de divulgação.

Mas não se preocupe, você não terá resultados alarmantes da noite para o dia. Leva um certo tempo para que as coisas passem a gerar resultado que deveriam, por isso é necessário que você tenha paciência.

E se você definir que gostaria de ter um app para celular como produto da sua empresa, tudo o que precisará fazer é um bom estudo de concorrência e depois procurar um especialista em programação.

E para você ter uma noção de como os aplicativos para celular estão ganhando espaço e peso no mercado, preparamos um conteúdo com os 10 melhores apps empresariais da web.

Dá uma conferida e depois comente o que achou!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

Até a próxima!

Related Posts